INDUSTRIA

Gestão estrategica: Compra de empresa brasileira

Grupo líder mundial no ramo de papeis especiais comprou uma operação industrial no Brasil. A compra tinha uma garantia de passivo não claramente definida. Precisava avaliar os riscos e fazer a due diligence. 

O comprador queria também analisar o funcionamento administrativo e contável e a confiabilidade das informações de gestão.

A operação comprada tinha uma filial de distribuição para papais artísticos cuja viabilidade estratégica era questionada.

Aporte JRM

  • Due diligence

Trabalhando com os auditores e fiscalistas foram levantados os riscos civis, fiscais, trabalhistas, econômicos.

  • Analise da organização

A JRM fez entrevistas e auditoria dos itens críticos. Resultou melhorias nos procedimentos e na política financeira.

JRM analisou os procedimentos comerciais e a rentabilidade de cada atividade. As recomendações foram informadas ao acionista que tomou as decisões necessárias.

  • Distribuição papeis artisticos

JRM analisou as características, o potencial desse mercado, os competidores e a otimização da distribuição dos produtos. Apresentou ao acionista um relatório sugerindo uma estratégia de desenvolvimento desse canal de distribuição. Grande parte das sugestões foram implantadas.

  • Estratégia de desenvolvimento

Depois da análise informada acima, o acionista estendeu a missão da JRM a análise aos 5 setores industriais nos quais a empresa atua no Brasil. A JRM fez a análise e avaliação de cada setor e apresentou recomendações estratégicas globais para o crescimento do grupo no mercado brasileiro.

  • Coaching

O grupo decidiu nomear um novo gerente geral. JRM acompanhou a implantação desse expatriado e orientou-o na tomada de posse.   

Gestão estratégica: Restruturação de rede comercial 

Um dos líderes mundial no ramo do equipamento elétrico comprou uma empresa no Brasil.  A empresa tinha filais espalhadas no Brasil inteiro. Algum tempo depois da compra percebeu que a estratégia da filial brasileira não dava os resultados esperados. Ele trocou de gerente geral e contratou a JRM para acompanhar.

Aporte JRM

Após uma primeira avaliação com o responsável do grupo na Europa foram definidos os objetivos seguintes:

  • Avaliação dos riscos fiscais, trabalhistas;
  • Analisar o funcionamento operacional e comercial;
  • Avaliar a equipe de diretoria e a política de RH;
  • Analisar as filiais de distribuição e a eficiência da rede de distribuição;
  • Coaching do novo gerente;

Durante a missão, a JRM trabalhou em conjunto tanto com a diretoria local quanto com a diretoria internacional do grupo.

Um trabalho especial foi desenvolvido para analisar os ativos e as contas a receber.

Na parte da rede das filiais, a JRM fez recomendações que permitiram melhorar a organização, redesenhar a rede das filiais com fechamento de algumas unidades, renovação de outras.

No final da missão, a empresa brasileira tinha melhorado os resultados e saneado a situação global.

Gestão de processo: Base de documentos 

A empresa brasileira líder em mineração necessitava reorganizar a sua base de conhecimento das minas. Todos os documentos de pesquisa estavam com formato papel, o que dificultava a procura. 

Aporte JRM

A JRM desenvolveu programas específicos para digitalizar toda a documentação e permitir a busca por índex. Toda essa transferência foi automática. Os documentos manuscritos foram também tratados, o que permitiu o gerenciamento dos títulos de propriedade.